Entrada em Espanha

A Teixeira Duarte iniciou as suas atividades em Espanha em 2001, com a execução dos trabalhos de paredes moldadas no âmbito do projeto METROSUR - Metro de Madrid. Em 2003 adquiriu uma participação maioritária na empresa então denominada “GSC – Compañia General de Servicios y Construcción, S.A.”.

A atividade neste país viria a diversificar-se a outros setores de atividade, nomeadamente às Concessões e Serviços (Facilities Management e Meio Ambiente).

Atualmente, e desde há uns anos, que a atividade no Setor da Construção em Espanha se tem concentrado na atividade mineira da participada a 100%, EPOS – Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, S.A..

No setor das Concessões e Serviços, o Grupo contratou, em 2019, a alienação dos contratos que mantinha na área do ambiente, mas prosseguiu a atuação na área do Facilities Management, com contratos importantes com clientes multinacionais.

Participação estratégica na CIMPOR até 2010

Em 2001, e no âmbito do processo de reprivatização da “CIMPOR – Cimentos de Portugal – SGPS, S.A.” (CIMPOR), a Teixeira Duarte passou a deter uma importante participação nessa sociedade que, em 1 de janeiro de 2010, totalizava 22,17% do respetivo capital social e que foi alienada ainda no decurso do primeiro trimestre desse exercício.

Tal alienação permitiu também à Teixeira Duarte a redução significativa do seu endividamento e o reforço da sua capacidade de investimento nas outras frentes em que atua.

X