Gestão Ambiental


Melhoria contínua

do desempenho ambiental


A gestão dos aspetos ambientais no Grupo Teixeira Duarte está diretamente relacionada com os impactos ambientais das atividades das empresas suas participadas e com o desempenho ambiental dos edifícios e infraestruturas que estas constroem e, muitas vezes mantêm, para os seus clientes, nomeadamente no setor da Construção.

Nesse âmbito, um desenvolvimento sustentado das atividades das empresas passa pela obrigação de cumprimento dos requisitos legais aplicáveis e de outros requisitos associados aos aspetos ambientais identificados, bem como a minimização dos impactos ambientais decorrentes das atividades nas diversas áreas de negócio.

No âmbito do Código de Ética e Conduta, extensível a todas as entidades integradas no seu perímetro de consolidação e âmbito de gestão, o Grupo manifesta que a preservação e o respeito pelo ambiente devem constituir princípios essenciais na atuação dos colaboradores das participadas, que os deverão transmitir também aos destinatários indiretos deste instrumento. Estes princípios transversais de atuação materializam--se em várias destas empresas através da adoção de sistemas de gestão ambiental, que permitem uma gestão eficaz dos riscos ambientais e contribuem para os objetivos das áreas de atividade.

A ISO 14001 é uma referência mundial para sistemas de gestão ambiental, na qual várias empresas do Grupo Teixeira Duarte na área da Construção e Facilities Management apoiam as suas práticas com vista à melhoria contínua do seu desempenho ambiental, incorporando processos específicos para identificar e gerir os principais riscos ambientais.

Nas realidades das restantes empresas do Grupo, os riscos ambientais parametrizados e salvaguardados são essencialmente os que estão indexados aos aspetos legais, no entanto, para além da gestão indexada ao controlo dos riscos de conformidade legal, do ponto de vista da eficiência operacional são também implementadas medidas/investimentos que se refletem em ganhos, nomeadamente no que respeita ao consumo de energia, gestão de resíduos, entre outros.

Cidades Sustentáveis

Mais de metade da população mundial vive hoje em áreas urbanas, estimando-se que atinja os dois terços até 2050. É pois imperativo encontrarem-se estratégias que permitam às cidades continuar a crescer garantindo a sua resiliência, sustentabilidade e a segurança e inclusão dos seus habitantes.

Cientes deste desafio global, as empresas participadas do Grupo Teixeira Duarte, em particular as empresas de Construção, Facilities Management e Imobiliária, cooperam com as comunidades locais, com o poder local e outros stakeholders para conseguirem identificar e implementar formas de gerir os desafios sociais e ambientais das cidades.

X