Investigação, Desenvolvimento e Inovação


“Uma casa de Engenharia


Em 2019, desenvolveu-se, no seio do Grupo Teixeira Duarte, um estudo prospetivo para as áreas da Engenharia e Construção, Facilities Management e Imobiliária que permitiu a definição de um Plano Estratégico de Inovação para o biénio 2019-2020, assente em duas linhas de orientação estratégicas: a rapidez de construção e a construção modular.

No âmbito deste plano estão a ser vários desenvolvidos projetos, entre os quais se salientam os seguintes:

Projeto SHELTER

Structural Hyper-resisting Element for Life Threatening Earthquake Risk (Abrigo estrutural salva-vidas para proteção em sismos severos)

Produto inovador a nível mundial, passível de ser instalado num local central em qualquer apartamento, que permitirá salvar as vidas humanas dos ocupantes em caso de ocorrência de um sismo intenso, com custos muito reduzidos.
É um projeto de 1.1 milhões de Euros copromovido pelo Instituto Superior Técnico (IST), financiado pelo Programa Portugal 2020, com duração total de 3 anos. O projeto envolve internamente as áreas da Metalomecânica, no desenvolvimento dos protótipos, e das Edificações, na construção de modelos parciais de edifícios de alvenaria da Teixeira Duarte - Engenharia e Construções. Externamente, participam o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), para a realização de ensaios em mesa sísmica, o IADE – Universidade Europeia, no design e integração arquitetónica do abrigo e SPI, em regime de prestação de serviços.

Projeto NEXT

Projeto que pretende explorar o potencial da digitalização na construção e de tecnologias inovadoras num empreendimento imobiliário, com o objetivo de reduzir prazos e custos de construção e implementar soluções inovadoras de construção e para o utilizador final. Este projeto, internamente coordenado pela área Imobiliária do Grupo, antecedeu o projeto de um empreendimento, tendo influenciando a adoção de soluções inovadoras que respondem aos objetivos definidos.

Projeto NEST

Projeto que tem como objetivo viabilizar a construção de habitação social com custos de até $10.000,00, envolvendo a conceção de habitação social no modelo “DIY” (Do It Yourself) para populações com baixo poder de compra (construção orientada). O desenvolvimento interno está a ser coordenado pela área Imobiliária do Grupo, com o envolvimento das Edificações e com o envolvimento externo de Projetistas, Universidades e Organizações Não Governamentais. O prazo total é de 1 ano e 4 meses, tendo sido estabelecido desenvolver-se o primeiro protótipo em Angola.

Em Portugal, as empresas Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, EPOS e SOMAFEL utilizam um sistema de gestão de IDI segundo a Normal Portuguesa 4457, que lhes permite canalizar todo o seu conhecimento e criatividade, materializando-os de forma mais eficiente em inovação.

Principais Parcerias

X