Pessoas


O mais importante ativo


Aspetos como o bem-estar dos colaboradores, que inclui a promoção de boas condições de higiene, saúde e segurança, assim como o desenvolvimento de competências e a retenção do talento, assumem elevada importância na gestão dos recursos humanos de todas as empresas participadas, e encontram-se devidamente alicerçados numa cultura de mérito, de tratamento digno e respeito pelos direitos humanos e laborais, incluindo uma efetiva igualdade entre todos, tendo atualmente em vigor um Plano para a Igualdade que apresenta um conjunto de objetivos e medidas a desenvolver pelas empresas do Grupo Teixeira Duarte, tendo em vista a melhoria contínua de forma adequada às suas realidades de atuação, tanto geográficas como setoriais.

A 31 de dezembro de 2020, trabalhavam no Grupo colaboradores de 38 nacionalidades distintas. As diferentes culturas, hábitos e formas de trabalhar contribuem assim para criar maior abertura e crescimento nas empresas que procuram garantir um ambiente de trabalho onde impere o respeito mútuo e a igualdade de oportunidades.

Muitas das empresas participadas do Grupo posicionam-se nos seus mercados como reconhecidas empregadoras, visando, particularmente, a promoção do emprego jovem, com potencial talento, uma vez que oferecem a este estrato etário condições e perspetivas de desenvolvimento pessoal e profissional, que valorizam e cujo contributo se tem afigurado como estratégico para a afirmação das empresas do Grupo.

A manutenção deste posicionamento exige por parte destas organizações uma assinalável atividade nas áreas do recrutamento, seleção e desenvolvimento profissional, mas garante uma elevada capacidade de contratação e retenção de colaboradores.

Proteção e promoção da saúde e segurança

A visão corporativa do Grupo Teixeira Duarte incorporou, desde sempre, uma estratégia de gestão de recursos humanos forte em medidas que visam a melhoria da qualidade de vida de todos aqueles que colaboram com as suas empresas participadas, com o intuito de otimizar o binómio trabalho/vida familiar e pessoal e de promover a fidelização dos colaboradores, independentemente da atividade das empresas e dos mercados onde operam.

Esta visão reflete-se na postura socialmente responsável das suas empresas participadas no que toca à promoção da saúde, segurança e higiene no trabalho. Relativamente à saúde no trabalho, salienta-se a política de vigilância da saúde dos colaboradores, o que se concretiza através da realização, generalizada, de exames de saúde, de visitas aos postos de trabalho e do acompanhamento de situações de doença.

Relativamente à saúde no trabalho, salienta-se a política de vigilância da saúde dos colaboradores, o que se concretiza através da realização, generalizada, de exames de saúde, de visitas aos postos de trabalho e do acompanhamento de situações de doença.

A existência de um serviço interno de medicina curativa permite um acompanhamento mais efcaz das situações problemáticas em matérias de saúde e, paralelamente, melhora a capacidade de atuação em situações de emergência e de gravidade elevada.

É disponibilizada aos colaboradores a possibilidade de acederem a serviços médicos e medicamentosos que, face à realidade de alguns dos países onde as empresas do Grupo operam, são fundamentais no acompanhamento clínico e no acesso aos cuidados de saúde primários por parte dos mesmos.

No âmbito da promoção da saúde, são também dinamizadas várias atividades nas empresas do Grupo, como rastreios, ações de formação/educação em saúde, individual e em grupos.

Qualificação para a expressão do talento

No universo de empresas do Grupo Teixeira Duarte, e ao longo da sua história quase centenária, sempre se promoveu uma forte cultura de ética, de trabalho e de mérito, amplamente reconhecida e sistematicamente aplicada a todos os níveis.

Como estratégia para a sustentabilidade dos seus negócios, o Grupo tem estimulado junto das suas empresas participadas os seguintes objetivos:

– Potenciar o talento dentro da organização, atraindo as Pessoas mais qualificadas, desenvolvendo-as e promovendo a sua evolução por mérito e pelo seu desempenho;
– Fomentar lideranças fortes, melhorando a capacidade para promoverem o desempenho e o alinhamento das Pessoas com a estratégia empresarial;
– Comunicar eficazmente as suas identidades organizacionais, criando propostas de valor fortes, quer interna, quer externamente;
– Construir Culturas Aprendentes de forte impacto, com oportunidades de crescimento para todos, delineadas em diferentes áreas de conhecimento, em diferentes níveis e em diferentes formatos de aprendizagem.

O Grupo tem dado continuidade à sua Política de Desenvolvimento de Competências que assenta numa matriz que integra uma componente comum/transversal a todas as áreas de negócio e uma componente específica, sendo desta forma adaptável a qualquer setor, mercado e categoria profissional em que o colaborador se encontrar.

As áreas de negócio, por sua vez, definem, implementam e avaliam os Planos de Desenvolvimento de Competências dos seus colaboradores. Tratam-se de programas de formação contínua que possibilitam perspetivar a formação de cada colaborador ao longo do tempo, nomeadamente com vista à atualização de competências e progressão na carreira.

Em 2020

39.297 formandos
150.665 horas de volume de formação

Nos âmbitos da empregabilidade, qualificação profissional e da responsabilidade social do Grupo em Angola, as áreas da Construção, Facilities Management, Imobiliária, Distribuição e Automóvel têm prosseguido com o Projeto “Fazer Pescar”. Veja aqui mais informações sobre este programa.

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