A 15 de outubro de 1886 nascia Ricardo Esquível Teixeira Duarte. Um dia em que, todos os anos, a Teixeira Duarte celebra como sendo o Dia da Empresa.

Aluno da Escola Politécnica de julho de 1909 a outubro de 1911, transferiu-se nesse ano para o Instituto Superior Técnico (IST), criado nesse ano, onde, com o nº189, terminou o curso de engenharia civil em 7 de agosto de 1915.

Desempenhou funções em entidades públicas na área da engenharia, sendo que enquanto empresário em nome individual, iniciou a sua atividade com furos artesianos e captação de águas e pequenas obras de construção civil.

Em 1921 tinha os seus escritórios na Rua da Palma nº 161, 1º Esq., em Lisboa e era também sócio e gerente da “Sociedade Portuguesa de Engenharia Lda.”.

Prosseguiu depois o seu propósito de especialização em hidrologia e geotecnia, incluindo sondagens geológicas, pesquisas e captações de água, fundações e trabalhos hidráulicos e subterrâneos, bem como o desenvolvimento da mecânica de solos.

Foi neste âmbito que, em 1934, fundou a “Empresa de Sondagens e Fundações, Lda.”, a qual viria a dar origem, em 1987, à "Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S.A.".

Desde 1945 que desempenhou várias funções na Ordem dos Engenheiros, tendo sido Presidente (Bastonário) entre 1950 e 1952.

Faleceu em 1 de junho de 1959, tendo-lhe sucedido seu filho, também Engenheiro Civil, Pedro Pereira Coutinho Teixeira Duarte.

X