Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Um ambicioso plano de ação para
transformar o nosso mundo até 2030


A Teixeira Duarte adotou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas enquanto quadro global para moldar, conduzir e relatar as ações e metas das empresas suas participadas no âmbito do Desenvolvimento Sustentável, dado ter identificado grandes afinidades entre a sua visão corporativa sobre Sustentabilidade e estes Objetivos.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram fixados numa cimeira da ONU em 2015 e aprovados por unanimidade por 193 Estados-membros com o propósito de criar uma agenda ambiciosa com vista à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento económico, social e ambiental à escala global até 2030. O cumprimento deste plano, conhecido como Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, pressupõe uma partilha de esforços inédita à escala global, entre todos os países e agentes, tanto públicos como privados.

Na sua abordagem ao quadro dos ODS, o Grupo Teixeira Duarte realizou uma avaliação aos impactos das atividades desenvolvidas pelas empresas participadas sobre as prioridades e aspirações globais para 2030 definidas nos 17 ODS. Foram auscultados os setores/áreas de negócio a operar nos mercados de Portugal, Angola, Brasil e Moçambique, responsáveis por 77% do volume de negócios do Grupo em 2019, e analisados os riscos e impactos positivos que cada um pode apresentar nos respetivos países relativamente aos tópicos de desenvolvimento sustentável propostos nos ODS.

Através desta avaliação, o Grupo identificou, a um nível local, um conjunto de ODS que são mais relevantes. Assim, apesar de contribuir para todos os 17 ODS, a Teixeira Duarte assumiu 5 ODS como prioritários: ODS 3, ODS 4, ODS 8, ODS 9 e ODS 12.

ODS Prioritários para as empresas do Grupo Teixeira Duarte:

X