Teixeira Duarte inicia modernização da Linha do Leste

Iniciados os trabalhos de modernização da Linha do Leste

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. deu início, no passado dia 5 de março, aos trabalhos de Modernização da Linha do Leste no Troço Elvas (inclusive) – Fronteira.

O contrato foi assinado com a IP – Infraestruturas de Portugal em janeiro de 2018, pelo valor de 14.995.656 Euros, sendo o prazo de execução de 12 meses.
A obra envolve a renovação integral da via e tratamento da plataforma ferroviária numa extensão de 11 quilómetros entre Elvas e Fronteira, a ampliação e adaptação do lay-out da estação de Elvas para permitir o cruzamento de comboios com 750 metros de comprimento, a construção de desnivelamentos rodoviários e restabelecimentos para supressão das passagens de nível existentes e a substituição dos tabuleiros e reforço dos pilares das pontes ferroviárias do Caiola e do Caia.

Contributo para a renovação da linha férrea portuguesa
Nos últimos anos, a Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A., principalmente através da sua participada Somafel, interveio na modernização de mais de 220 quilómetros de via em território nacional, nomeadamente na Linha do Norte e na Linha do Sul. A nível internacional, destaca-se a intervenção em fase de conclusão no troço ferroviário entre Thenia e Tizi-Ouzou na Argélia, com 50 quilómetros de extensão.