Notícia
“Fazer Pescar” ajuda a integrar 587 jovens nas empresas do Grupo Teixeira Duarte em Angola
O Programa “Fazer Pescar”, cuja 18ª edição terminou ontem, dia 21 de junho, é uma iniciativa promovida pelo Grupo Teixeira Duarte que tem como objetivo criar oportunidades de emprego para jovens em situação de carência social, dando-lhes formação para, autonomamente, serem uma parte fundamental no desenvolvimento das suas comunidades. O programa educativo tem a duração de 3 meses, incluindo uma componente de integração social, de integração na empresa e de integração no trabalho. A frequência é gratuita e os formandos beneficiam de refeições, subsídio de transporte, seguro de acidentes pessoais, uniformes e roupa para uso individual, material escolar e vigilância médica.
Nesta edição, participaram 67 formandos tendo 100% sido integrados profissionalmente por empresas do Grupo, nomeadamente na área da Construção, Facilities Management, Educação, Hotelaria, Distribuição e Automóvel. Desta forma, os resultados acumulados do Programa, lançado em 2013, são os seguintes:
- 18 edições que englobaram 51 turmas
- 628 formandos
- 587 formandos integrados nas empresas do Grupo após a formação (93% de taxa de colocação)
A cerimónia de entrega de diplomas aos jovens desta edição foi realizada no Centro de Desenvolvimento Profissional Teixeira Duarte em Luanda e contou, pela primeira vez, com a presença do Embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, que se juntou a formandos, formadores, encarregados de educação, representantes das áreas de negócio do Grupo Teixeira Duarte e membros do seu Conselho de Administração para esta ocasião. Veja aqui o vídeo de um dos momentos do evento.
A 19ª edição do programa está prevista iniciar ainda em 2023. O “Fazer Pescar” é um dos projetos sociais em que o Grupo Teixeira Duarte mais tem apostado e continuará a apostar, com impactos positivos significativos para as suas empresas, as suas pessoas e para as comunidades com que se relaciona. A participação da jovem Marlene Gonçalves numa das edições anteriores do “Fazer Pescar” é um dos muitos exemplos disto. Conheça a sua história neste video recentemente produzido.