Notícia
Teixeira Duarte assinala “Dia do Formador” no seu Centro de Desenvolvimento Profissional em Angola
Por referência ao “Dia do Formador”, assinalado em Portugal a 18 de novembro, o Grupo Teixeira Duarte promoveu um evento no seu Centro de Desenvolvimento Profissional (CDP) em Angola com vista a reunir colaboradores que atualmente são formadores internos das empresas do Grupo no país e proporcionar um momento de reflexão e de partilha de experiências sobre este seu contributo na organização.
O evento, que se realizou no final de novembro, contou com a participação de colaboradores formadores de várias áreas de negócio do Grupo Teixeira Duarte. O CDP conta hoje, no global, com quase 100 formadores internos.
Elisa Gramaxo, colaboradora da Teixeira Duarte – Engenharia e Construções e formadora certificada, referiu, a propósito deste evento, “Na experiência do “Dia do Formador” concluímos que a formação de formadores é fundamental para a obtenção da licença de formador, mas são as competências pessoais, psicológicas, de gestão de recursos humanos, de relações pessoais, que acabam por ser fundamentais durante todo o percurso de aprendizagem, e que irão certamente contribuir para um maior número de formadores capazes e de formandos satisfeitos.”. Para Gerson Mbengi, também da Teixeira Duarte – Engenharia e Construções e formador certificado, “formar é construir saberes, consolidar habilidades e afirmar atitudes”. Já para a Suzana Castro, da empresa TDA, “Formar é um ato de criatividade, é um ato de transformar algo já existente.”.
A aposta do Grupo Teixeira Duarte na formação de colaboradores formadores tem sido um instrumento essencial na componente da qualificação profissional em Angola e tem-se revelado um sucesso. O facto de grande parte da formação ser dada “aos colaboradores por colaboradores” reforça a motivação e espírito de empresa para quem partilha conhecimento, fomentando relações de trabalho mais fortes entre formadores e formandos.
Para este sucesso muito contribui também o próprio Centro de Desenvolvimento Profissional, onde se concentram grande parte das atividades qualificantes desenvolvidas neste mercado e que tem sido um pilar estruturante na construção de um ecossistema de aprendizagem ao longo da vida dos colaboradores de todas as atividades do Grupo Teixeira Duarte em Angola. O CDP tem hoje mais de 90 cursos de formação certificados pelo INEFOP que disponibiliza às empresas do Grupo, é o 1º Centro Certificado pela Renault na África Subsariana e promove, para além de outras iniciativas, o Programa “Fazer Pescar” que recentemente atingiu a marca dos 500 jovens formados e integrados profissionalmente nas empresas da Teixeira Duarte.