Notícia
Teixeira Duarte inaugura central fotovoltaica no Polo Operacional do Montijo
A Teixeira Duarte, em parceria com a Greenvolt, inaugurou ontem, dia 27 de junho, no seu Polo Operacional do Montijo, uma nova Unidade de Produção de Autoconsumo (UPAC) de energia solar. Inaugurado em 2011, o Polo Operacional do Montijo está instalado numa área superior a 130.000 m², sendo uma infraestrutura essencial ao desenvolvimento da atividade do Grupo Teixeira Duarte, nomeadamente no setor da Construção, em Portugal e no estrangeiro.
A UPAC encontra-se nas coberturas dos edifícios, numa área total de 5.500m2, e com 2.155 módulos solares fotovoltaicos, tendo uma capacidade instalada de 1.174 kWp e gerando 1.716 MWh por ano de energia solar. Isto significa a emissão de menos 823 toneladas de CO2 por ano.
A nova UPAC resulta de uma parceria estabelecida com a Greenvolt, que permite, através da partilha das mais-valias obtidas com a energia aí gerada, que a Teixeira Duarte beneficie das vantagens da energia solar neste estabelecimento sem necessidade de investimento, alavancando assim a descarbonização desta operação, do próprio Município do Montijo e contribuindo para os objetivos do Plano Nacional de Energia e Clima 2021-2030.
Dentro do Grupo Teixeira Duarte, o projeto de instalação da UPAC foi gerido e acompanhado pela TDGI, empresa do Grupo que se dedica à gestão e manutenção de edifícios com experiência em soluções de energia, incluindo projetos de energia fotovoltaica e de mobilidade elétrica.
O evento de inauguração, que juntou as equipas envolvidas no projeto, tanto da Teixeira Duarte/TDGI, como da Greenvolt, contou com a presença do Dr. Ricardo Bernardes em representação da Câmara Municipal do Montijo, do Dr. Manuel Maria Teixeira Duarte, Presidente do Conselho de Administração da Teixeira Duarte, membros dos Conselhos de Administração de várias empresas do Grupo, e representantes da Greenvolt, com destaque para o Dr. João Manso Neto, CEO da Greenvolt, e o Eng.º Pedro Ramalhosa, Managing Partner da Greenvolt Next Portugal.
O Dr. Manuel Maria Teixeira Duarte aproveitou o seu discurso de abertura da cerimónia para transmitir a todas as pessoas envolvidas nas diferentes fases do projeto, um «sentido agradecimento pelo empenho em “fazer acontecer” em prol da preservação do nosso planeta, objetivo partilhado por todos nós no Grupo Teixeira Duarte e integrado na nossa própria missão que é “Fazer, contribuindo para a construção de um mundo melhor”.»