Restauração da ponte Hercílio Luz: concluída primeira etapa de retirada das barras do olhal

No âmbito da restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, no Brasil, obra a cargo da Teixeira Duarte, foi concluída no dia 28 de novembro a retirada de 272 barras do olhal do total de 360. As 88 peças restantes, que ficam na parte central da ponte e estão na parte superior das treliças, serão retiradas na segunda quinzena de dezembro deste ano.

Para retirada destas peças será necessário executar a quarta fase da transferência de carga, que consistirá em rebaixar a treliça do vão central trazendo do ponto inicial em que foi levantada. Ou seja, baixar 53 centímetros e após esta operação elevar somente os dois extremos da treliça. O objetivo é de comprimir a corda superior da treliça para que seja possível retirar as barras do olhal. Essa operação deverá ocorrer em 15 dias.

A próxima etapa é a recuperação das treliças e ao mesmo tempo a substituição de rótulas e celas, que são peças nas bases e nas pontas, respetivamente, das torres principais. As torres mantêm-se em equilíbrio com a ajuda de um sistema de tirantes instalados provisoriamente para este efeito.

A instalação das novas barras, dependendo das condições climáticas, começará a partir de abril de 2018, estando a conclusão da restauração prevista para o final desse ano.