Investigação, Desenvolvimento e Inovação


“Uma casa de Engenharia


O “Engenho”, sinónimo de Inovação e um dos valores do Grupo Teixeira Duarte, faz parte do modo de agir da Teixeira Duarte e das suas empresas, tendo dado origem à imagem de marca de “Casa de Engenharia” que tanto a caracteriza.

Com o objetivo de, junto das suas participadas, continuar a promover a criação de soluções inovadoras, fomentar sinergias e estimular os colaboradores enquanto agentes de inovação, o Grupo Teixeira Duarte constituiu um Comité de Inovação que envolve a Administração e representantes das suas áreas de negócio e áreas corporativas.

Projetos inovadores

No âmbito da Inovação, nomeadamente com os objetivos de aumento da rapidez de construção e da construção modular, as áreas da Construção, Facilities Management e Imobiliária têm desenvolvido e/ou participado em vários projetos.

Dentro deste conjunto de projetos, destacam-se os seguintes:

Projeto SHELTER - Structural Hyper-resisting Element for Life Threatening Earthquake Risk

Este projeto teve início em 2019, mantendo-se em curso em 2021. Destina-se a desenvolver um produto inovador a nível mundial, passível de ser instalado num local central em qualquer apartamento, com custos muito reduzidos, que permitirá salvar as vidas dos ocupantes em caso de ocorrência de um sismo intenso.

É um projeto de 1.1 milhões de Euros copromovido pelo Instituto Superior Técnico (IST), financiado pelo Programa Portugal 2020, com duração total de 3 anos. O projeto envolve, por parte da Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S.A., as áreas da Metalomecânica, no desenvolvimento dos protótipos, e das Edificações, na construção de modelos parciais de edifícios de alvenaria. Externamente, participam o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), para a realização de ensaios em mesa sísmica, o IADE – Universidade Europeia, no design e integração arquitetónica do abrigo, e o SPI, em regime de prestação de serviços.

Projeto "OMICRON"

O “OMICRON” é um projeto europeu financiado pelo Horizon 2020, no âmbito das candidaturas Mobility for Growth, com duração de 42 meses, no qual a Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S.A. participa com outros 15 parceiros de 7 países europeus. Este projeto visa desenvolver soluções inovadoras para a manutenção e regeneração de infraestruturas rodoviárias, recorrendo a soluções mais automatizadas e otimizadas por meio de tecnologias robotizadas e ferramentas inteligentes de apoio à decisão.

À Teixeira Duarte cabe a coordenação do principal demonstrador do projeto que pretende desenvolver soluções modulares para a realização de passagens superiores (para situações de alargamentos de autoestradas, passagens de fauna e substituição de existentes), de forma rápida, segura e sustentável. Na equipa portuguesa, por indicação da Teixeira Duarte, encontra-se também envolvida a empresa Armando Rito. A Brisa também irá participar como parte interessada, facultando acessos, sinalização e segurança durante os ensaios a realizar no demonstrador.

O financiamento é de 100% a fundo perdido, tendo sido atribuídos 268.500,00€ à Teixeira Duarte.

Projeto Digital Construction Revolution - REV@CONSTRUCTION

O projeto tem um investimento global de cerca de 8.5 milhões de Euros, sendo o valor correspondente ao Grupo Teixeira Duarte de cerca de 1.3 milhões de Euros. Conta com 20 participantes, entre empresas, academia e associações do setor, sendo liderado pela Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A.. Produtos, processos e serviços a desenvolver no âmbito deste projeto:

  • DIGI4Construction - desenvolvimento de uma plataforma digital nacional para a construção, com aplicação piloto BIM4Bridges, envolvendo a Infraestruturas de Portugal, S.A.;
  • Digital Twin para a AEC - tratamento de dados de projeto/construção, com aplicações piloto, nomeadamente pavimentação 4.0 (Mota-Engil) e betonagem 4.0 (Teixeira Duarte);
  • RCM4Assets - Digital Twin para a Operação e Manutenção/Gestão de Ativos, manutenção preditiva (Coordenação Teixeira Duarte e TDGI);
  • Integração de todas as soluções com projetos demonstradores à escala real (“Living Lab”), incluindo o BIM4Bridges utilizando os conceitos do RCM4Assets;
  • Gestão e Comunicação do Projeto.

O projeto financia a fundo perdido estas atividades.

Em Portugal, as empresas Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, EPOS e SOMAFEL utilizam um sistema de gestão de IDI segundo a Normal Portuguesa 4457, que lhes permite canalizar todo o seu conhecimento e criatividade, materializando-os de forma mais eficiente em inovação.

Principais Parcerias