Notícia
Obra do Colombo é destaque no Jornal Expresso

"Novos escritórios do Colombo são construídos de cima para baixo" é o título do artigo do Jornal Expresso desta semana e decorre de uma entrevista realizada recentemente pelo semanário ao Dono de Obra e ao Diretor de Obra, o colega André Santiago Neves.
Esta obra distingue-se pela sua elevada complexidade técnica e pelo contexto absolutamente singular em que está a ser executada. Trata-se de uma nova torre de grande escala suspensa em arcos metálicos sobre um grande centro comercial em plena operação e num contexto urbano altamente sensível, um desafio sem precedentes.
A obra está a ser conduzida por um consórcio liderado pela Teixeira Duarte, assegurando todo o seu planeamento, a coordenação técnica e a implementação de metodologias e sistemas de trabalho ao longo de todas as fases do projeto de estrutura.
Do ponto de vista construtivo, a obra integra um conjunto de soluções técnicas complexas, que refletem o carácter inovador do projeto. Destaca-se a metodologia de execução de microestacas, adequada às condicionantes estruturais existentes e as cofragens trepantes executadas sobre o centro comercial. Toda a preparação da obra foi suportada pela metodologia BIM, que permitiu a compatibilização com as estruturas existentes e um elevado grau de precisão, com a otimização dos processos e a minimização de recursos.
Sobre a prestação da Teixeira Duarte nesta obra, André Santiago Neves salienta «Numa análise mais ampla de toda a participação da nossa empresa neste projeto, consideramos que nos deixa claramente um legado que deve ser considerado um case study para o setor da construção em Portugal. Este projeto que desenvolvemos e do qual nos orgulhamos, permitiu superar-nos a cada etapa do seu desenvolvimento e perceber que, centrados na diversidade das valências que temos nos diversos departamentos da empresa, podemos responder de forma eficaz aos desafios mais exigentes. Esta obra mostra-nos que não há impossíveis. É o projeto perfeito para reforçar a confiança na engenharia e na construção nacionais, sendo que acreditamos que estamos mais do que preparados para responder a desafios de elevada exigência.».
Veja o vídeo com a apresentação do projeto:




