Assinatura de Aliança Estratégica na Venezuela

A Teixeira Duarte divulgou um comunicado sobre a assinatura de Aliança Estratégica na Venezuela para contrato de conservação, administração, gestão, operação e aproveitamento do Terminal Especializado de Contentores do Porto de La Guaira, na Venezuela.

A “TEIXEIRA DUARTE, S.A.” informa que a sua participada a 100% “Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A.” assinou nesta data uma “Aliança Estratégica para Operação e Gestão Portuária do Terminal Especializado de Contentores do Porto De La Guaira”, na Venezuela, com a empresa do Estado da República Bolivariana de Venezuela designada “BOLIVARIANA DE PUERTOS (BOLIPEURTOS), S.A.”, tendo em vista otimizar o desenvolvimento e crescimento da atividade do Terminal, convertendo-o num porto de transferência do mar Caribe e da América Latina. Nos termos da referida Aliança, a Teixeira Duarte aportará, de acordo com o Plano de Negócios, o montante de 40 milhões de dólares americanos e assumirá, por um período de 20 anos, a comercialização, conservação, operação, administração, construção e aproveitamento do já referido Terminal.

O Terminal Especializado de Contentores do Porto de La Guaira, com capacidade para movimentar 1.000.000 TEUS/ano e uma área de 17ha, dispõe de 693m de cais acostável e fundos a -15,2m. Está dotado de equipamentos de operação portuária de última geração – 6 pórticos de cais, 15 pórticos de parque, 2 reach-stackers e 6 empilhadores frontais.

Constituiu considerando deste Acordo, o facto de em 6 de agosto de 2008 se ter subscrito o Acordo Complementar ao Acordo Marco de Cooperação entre a República Bolivariana de Venezuela e a República Portuguesa, em matéria de cooperação económica e energética, que tem por objeto a cooperação, promoção, formulação e/ou execução de programas e projetos destinados ao intercâmbio de bens, serviços, tecnologia e capacitação de interesses comuns dos países subscritores.