teixeira duarte construcao porto nacala mocambique

Teixeira Duarte assina contrato para a construção de Instalações Portuárias no Porto de Nacala, em Moçambique.

O Consórcio liderado pela Teixeira Duarte assina contrato para a construção de Instalações Portuárias no Porto de Nacala, em Moçambique, no valor correspondente a 105,2 milhões de euros.

O consórcio liderado pela sociedade do Grupo “Teixeira Duarte – Engenharia e Construções Moçambique, Lda.” celebrou, a 15 de setembro de 2018, o contrato de subempreitada com o consórcio japonês “Penta-Ocean Construction Co., Ltd. And Toa Corporation Joint Venture” para a execução da empreitada designada “Construction of Port Facilities for Nacala Port Development Project Phase I & II” para a “Caminhos de Ferro de Moçambique”. A empreitada tem um prazo estimado de 36 meses e o valor previsto ascende a cerca de 123,2 milhões de dólares americanos, correspondentes a 105,2 milhões de euros, cabendo à participada do Grupo Teixeira Duarte 50% deste valor.

A obra consiste essencialmente dos trabalhos de construção dum novo cais com 400 metros de comprimento em estrutura em betão armado, dragagens e aterros com materiais provenientes da dragagem, estrada de acesso com 1 quilómetro, 8 hectares de pavimentos em betão – no parque de contentores -, execução de infraestruturas elétricas, telecomunicações, água e esgotos, construção dos edifícios administrativos de apoio à operação do Porto de Nacala e ainda a reabilitação do terminal ferroviário de contentores.

O Grupo Teixeira Duarte iniciou a sua atividade em Moçambique em 1982, através da participação no concurso para a reparação da ponte sobre o rio Zambeze, em Tete. Essa foi a primeira de muitas obras importantes executadas neste país, onde a Teixeira Duarte tem vindo a manter uma posição de destaque, com especial ênfase para as obras públicas, que têm permitido o desenvolvimento de Moçambique, nomeadamente o parque escolar, as vias de comunicação e pontes, e mais recentemente a obra de grande dimensão do Banco de Moçambique.

Esta posição consolidada no mercado tem permitido ao Grupo diversificar a sua atividade a outras áreas de negócio, atuando atualmente também nos setores das Concessões e Serviços, Imobiliária e Hotelaria.